Estrutura e Formação da Palavra | PDF | Português, Gramática

Estrutura e Formação de Palavras

ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Estudo das partes ou estruturas da palavra. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS a) Radical: estruturas que sempre se repetem em palavras: pedra, pedreira, pedregulho, pedraria. b)Afixos: Termos que se juntam a uma palavra formando novas palavras. B1) Prefixos: infeliz B2) Sufixos: felizmente\

c) Vogal Temática: após o radical há sempre uma vogal, a essa vogal chamamos vogal temática. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS cantar, beber, partir. d) Tema: quando unimos o radical e a vogal temática, temos o tema. Ex.: Cantar, cantando, cantarei.

e) Desinência: termos que darão a noção de modo, tempo, número e pessoa nos verbos e gênero e número nos nomes. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Ex.: falávamos “fala” é o tema; “va” é desinência que indica o pretérito imperfeito do modo indicativo; “mos” é a desinência que indica a 1ª. pessoa do plural.

Ex.: meninas= ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS “menin” é o radical; “a” é a desinência nominal de gênero. “s” é a desinência nominal de número.

f) Vogal e Consoante de Ligação: são termos que servem única e exclusivamente para unir termos. ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS Ex.: Pezinho = o “z” tem finalidade única de unir “pé” e o sufixo “inho” Ex.: gasoduto = o “o” tem finalidade única de unir “gas” a “duto”.

Derivação: presença de afixos FORMAÇÃO DE PALAVRAS A1) Derivação prefixal: antevisão; A2) Derivação sufixal: pedraria; A3) Derivação parassintética: submarino; A4) Derivação regressiva: boteco (originalmente era botequim).

B)Composição: mais de um radical. FORMAÇÃO DE PALAVRAS B1) justaposição: os radicais não sofrem alteração. Ex.: pé-de-moleque B2) aglutinação: os radicais se juntam e um deles sofre alteração. Ex.: aguardente. C)Onomatopeia: imitação de som. Ex.: pum, bem-te-vi.

D) Abreviação: foto (originalmente a palavra era fotografia) FORMAÇÃO DE PALAVRAS E) Sigla: Bradesco (palavra formada da sigla: Banco Brasileiro do Desconto e Comércio). E) Hibridismo: originária de línguas diferentes. Ex.: burocracia (francês “buro”+ grego “cracia”)

You May Also Like