Administrativo é principal matéria do concurso do TCM RJ

A principal matéria da prova objetiva do concurso TCM RJ 2016, para técnico de controle externo, é Direito Administrativo, que contará com 18 questões. Tendo em vista a sua importância, o tribunal apresentou um programa grande, que pode assustar. Contudo, o professor de Direito Administrativo Luiz Gustavo Bezerra, do TH Cursos e que também é auditor de controle externo do TCM RJ, tratou de acalmar os milhares de interessados no concurso. “Apesar de assustar, o programa de Direito Administrativo não surpreendeu. Não há novidades, pois aparecem os tópicos básicos da matéria. Diria que, apesar de detalhado, não há novidades. Ele se mostra tão longo, pois a banca optou por detalhá-lo mais”, avaliou.
 
 
 Dos assuntos mostrados no edital, o especialista destacou licitações e contratos, já que, segundo ele, o IBFC sempre cobra esse tema. “Sendo uma prova para um tribunal de contas, diria que esse tema exige atenção especial dos candidatos. Contudo, pela grande quantidade de questões da matéria, deve cair um pouco de tudo.” A importância de licitações e contratos é tão grande que, segundo Luiz Gustavo, elas deverão representar 50% da avaliação do dia 16 de outubro. “Os outros 50% deverão ser distribuídos pelos demais tópicos, sendo uma questão de cada tema. A legislação municipal pode não cair, mas o estudo do estatuto deve ser focado em provimento e vacância e na parte de regime disciplinar”, orientou.
 
Sobre bibliografia, o especialista orientou que os candidatos busquem no site do planalto a legislação atualizada. Os livros Manual de Direito Administrativo, da Editora Método e de Gustavo Knoplock e Resumo de Direito Administrativo Descomplicado, também da Editora Método e Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, são bons materiais. O professor deu dicas ainda de estudos, tendo por base a banca do IBFC. Segundo ele, já é hora de focar em provas anteriores. “Só assim, o candidato conhecerá bem a banca e perceberá que muitas questões são literais. Equilibre o estudo com o número de questões por matéria. Se planeje. Vale destacar que Direito Administrativo, AFO, Direito Financeiro e Controle Externo representam 60% do total da prova objetiva do TCM RJ, logo, são as matérias mais relevantes.” 
 
You May Also Like