Divulgado os gabaritos preliminares oficiais do concurso INSS

Os candidatos às 950 vagas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que fizeram as provas objetivas no último domingo, dia 15, já podem conferir os gabaritos preliminares oficiais, divulgados na tarde desta terça-feira, dia 17, pelo Cebraspe (antigo Cespe/UnB). IMPORTANTE: constam dos arquivos as respostas para os três modelos de prova elaborados pelo organizador, além das versões da mesma para ‘ledor’ e a avaliação ‘superampliada’. Todos os cadernos de provas podem ser acessados no SITE do organizador.

O Cebraspe informou o número de faltosos. Eram esperados 1.087.789 de candidatos, sendo 1.043.807 disputando uma vaga de técnico e 43.982, de analista. Foram divulgados os índices de 24,4% de faltosos pela manhã (o equivalente a 10.731 candidatos a analista) e de 25,23% no turno da tarde (263.352 abstenções entre os técnicos). Será aprovado na objetiva quem conseguir, pelo menos, dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 na soma.

Com base no gabarito preliminar, os candidatos poderão recorrer, no SITE do Cebraspe, entre estas quarta e sexta-feiras, dias 18 e 20. O resultado da objetiva será divulgado em 20 de junho. Os candidatos a técnico responderam a 50 questões de Conhecimentos Básicos (Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática) e 70 de Conhecimentos Específicos (Direito Previdenciário). A prova para analista teve a mesma estrutura, mas outras disciplinas. Em Conhecimentos Básicos, foi cobrado Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência.

Das 950 vagas oferecidas pelo INSS, 800 são de técnico (nível médio e R$5.344,87) e 150 de analista (graduados em Serviço Social e R$7.954,09). O diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, José Nunes Filho, afirmou que as convocações dos aprovados serão iniciadas em agosto. O concurso tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. O INSS poderá convocar excedentes, caso solicite o adicional de 50% das vagas ao Ministério do Planejamento. Se isso for pedido e autorizado pelo governo, serão mais 475 vagas, sendo 400 de técnico e 75 de analista. No total, seriam 1.425 contratações.

 

Folha Dirigida

You May Also Like