Emater MG: Candidatos devem manter os estudos em dia

Após mais de um mês paralisado, os 39.900 inscritos no concurso para a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) ainda aguardam uma posição oficial sobre a retomada da seleção, cujas provas inicialmente estavam previstas para 8 de maio. O concurso foi suspenso no dia 15 de abril por determinação do Tribunal de Contas (TCE-MG) que, de acordo com seu entendimento, somente poderá ser realizado após a criação de cargos efetivos por meio de projeto aprovado na Assembleia Legislativa.

Enquanto o concurso não é retomado, especialistas observam que os candidatos não devem deixar os estudos de lado, pois a concorrência é acirrada e o programa de estudo exige muita dedicação. “O candidato precisa aproveitar essa oportunidade para se preparar ainda melhor e pular na frente na disputa pela vaga”, destacou o professor de Informática do curso Atuallys, Paulo França, de Belo Horizonte. Tão logo a nova data de prova seja remarcada, a Emater irá emitir comunicado com pelo menos 15 dias de antecedência.

Para orientar os candidatos do concurso, veja teste especial de informática elaborado pelo professor Paulo França. Após a resolução das questões confira o gabarito comentado.

ENTENDA O CASO

Segundo entendimento do TCE-MG, para a realização do concurso seria necessário envio prévio de um projeto à Assembleia Legislativa para a criação do quadro de vagas. A Emater–MG, no entanto, garante que lançou o edital do concurso com base na autorização de 2015 do Colegiado de Planejamento e Gestão Estratégica do Governo do Estado, que aprovou a proposta do quadro de pessoal e autorizou a realização do concurso.

A deliberação do TCE-MG pode ser alterada por meio de recursos, ainda em julgamento pelo TCE-MG. Caso seja revertida, as provas deverão ser aplicadas no segundo semestre. O concurso, cujas inscrições foram encerradas no dia 6 de abril, oferece 100 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior.

As provas serão aplicadas em Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba eViçosa. Enquanto os trâmites burocráticos seguem indefinidos, os candidatos podem estudar através de testes comentados disponibilizados a FOLHA DIRIGIDA.

‘O sacrifício é temporário, mas o cargo é permanente’

O professor do curso Atuallys, Paulo França, observa que a prova de Informática do concurso para a Emater-MG deve ser longa e cansativa, pois exigirá atenção e paciência. “Mas sempre que o desânimo chegar, lembremos que o sacrifício é temporário, mas o cargo é permanente”, motiva.

O professor observa que a organizadora do concurso, a Fadecit, normalmente traz longos enunciados, prática que requer do candidato atenção redobrada. De ele, os principais assuntos a serem abordados na prova são atalhos de teclado e menus do word, funções de fórmulas do excel, conceitos fundamentais de internet, segurança da informação (firewall, biometria, criptografia, vírus, spywares, worms) e windows (painel de controle e windows explorer).

Mudanças nos conceitos fundamentais de Internet e de segurança da informação também podem ser cobrados. Novidades como os serviços oferecidos na internet através de computação em nuvem podem ser um grande diferencial dos conteúdos atualizados.

“Candidato organizado é sinônimo de candidato aprovado”, ressalta o professor. Ele também indica que o caminho para obter sucesso no concurso começa no curso preparatório, na resolução de provas anteriores e no estudos em casa. Qualquer tempo livre passa a ser precioso para a aprovação. “Não esqueça de organizar a agenda semanal com horários de estudo bem definidos”. O professor não recomenda a resolução da prova anterior da Emater, pois além de ser de banca diferente o conteúdo está defasado.

É necessário que o candidato saiba a diferença entre utilizar o computador de maneira eficiente e fazer uma prova teórica com os tópicos propostos no edital. Ele dá como exemplo: “Saber a função do botão centralizar do Word todos sabemos, entretanto… A prova vai solicitar o atalho de teclado para esta função, ou seja, CTRL + E. A prova de Informática vai abranger tópicos que o candidato conhece, entretanto, a matéria será abordada com uma linguagem que você não está habituado”.

Como profissional especializado em concursos públicos, o professor destaca o que muitos aprovados em concursos fizeram para alcançar o sucesso: “Organize seu horário de estudo, pois candidato sem hora para estudar não vai passar. Faça um curso preparatório e adquira material específico. Aprenda a dizer “não” para os outros. Essa tarefa é difícil, mas precisa ser executada agora. Diga sim para você pelo menos uma vez na vida. Seus sonhos agora são a sua prioridade e, por último, mas não menos importante, seja persistente, não desista. Candidato persistente vai chegar lá. Vamos aprender a fazer a prova e não a utilizar o computador”, orienta.

Folha Dirigida

You May Also Like