PCSP: Autorizada a realização do concurso com 80 vagas

Diante da necessidade de contratar 80 novos profissionais, a Polícia Civil do Estado de São Paulo está autorizada a realizar concurso público. Os aprovados serão lotados no cargo de Professor junto à Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol).

Atualmente a demanda da Academia é de 40 Professores na área de Inquérito Policial e outras 40 na área de Investigação Policial. A autorização para o certame foi publicada no Diário Oficial do Estado na edição desta quinta-feira, 3 de dezembro.

 

Último concurso

Na última seletiva realizada pela Acadepol de São Paulo ofereceu 103 vagas e salário inicial de 2.8484,36, além de gratificações e adicionais inerentes ao cargo. O concurso que aconteceu em 2013 foi organizado pela Fundação Vunesp.

Em geral, os concursos para a Polícia Civil acontecem em duas etapas teóricas: prova escrita e oral, com questões que versam sobre Língua Portuguesa, Atualidades, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Noções de Administração. De acordo com o cargo em disputa, as provas cobram também temas relacionados com conhecimentos específicos, como Direito Penal, Direito Processual, Legislação Penal, Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo, entre outros.

No caso da prova dissertativa, o texto produzido é avaliado quanto ao domínio do conteúdo, capacidade de expressão na escrita e uso da norma culta da língua portuguesa, além de coesão e coerência. Em alguns estados, é levado em consideração no concurso o aperfeiçoamento profissional do candidato pela análise de títulos.

Nos concursos da Polícia Civil, é comum, ainda, a investigação de vida pregressa e conduta pessoal do candidato, que é realizada desde o início do concurso até a nomeação do profissional. São verificados antecedentes criminais, sociais e profissionais. O candidato não pode ter nenhuma conduta que seja incompatível com função a que concorre.

É comum também a realização de Teste de Aptidão Física.

Banco de Concursos

 

You May Also Like