Sentença judicial da Caixa deve sair em setembro

Está marcada para 17 de setembro a sentença da Justiça sobre a ação civil pública (ACP) relativa à convocação de aprovados nos concursos de 2014 da Caixa Econômica Federal (CEF), para técnico bancário, médico e engenheiro do trabalho, segundo informou, na última quarta-feira, dia 3, a Comissão de Aprovados dessas seleções. Quem está à frente agora desse caso é a procuradora Vanessa Fucina, da 10ª Procuradoria Regional do Trabalho (PRT10), do Distrito Federal e Tocantins. Segundo Thais Carvalho, a integrante da comissão, a procuradora já apontou que a sentença deverá trazer um prazo exato e maior de suspensão da validade desses dois concursos, para que o banco tenha condições de chamar mais aprovados. Quase 30 mil candidatos aguardam convocação.
 
De acordo com Thais, a comissão é favorável à suspensão das validades dos concursos, mas gostaria que na sentença viesse estabelecido um quantitativo definido de convocações a serem feitas pela Caixa, o que provavelmente não ocorrerá. O que já está certo é que a estatal terá, nas próximas seleções, que determinar o número de vagas no edital (mesmo se forem de cadastro de reserva), que não pode ser irrisório frente à carência do banco. Além disso, aconteceu na última quarta, 3, um dia nacional de mobilização dos empregados públicos do banco, em busca de melhores condições de trabalho e reivindicando aumento do quadro de pessoal.
 
Segundo Thais Carvalho, está sinalizada uma greve dos funcionários em setembro. A integrante acrescentou que a Comissão de Aprovados não fará nenhum ato neste momento, pois aguardará a sentença sair. De acordo com a mais recente lista de convocações dos últimos concursos da Caixa, de julho, foram chamados 2.501 técnicos bancários em todo o país, sendo 176 no Rio de Janeiro, no macro polo capital (167 em ampla concorrência e nove deficientes).
 
You May Also Like