SUS: Previsão de definição sobre concurso

A luta pela realização do concurso público para 160 novos auditores para o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) ganhou mais força. Em reunião com os representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria do SUS, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, garantiu seu empenho pessoal na empreitada.

Durante o encontro, realizado na quarta-feira, dia 25, Castro chancelou a proposta negociada com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que os cargos que estão ociosos na Controladoria Geral da União (CGU) sejam direcionados para o Departamento. “Não há serviço público eficiente sem fiscalização efetiva. Vou fazer de tudo para fortalecer a auditoria do SUS, para que haja sempre mais racionalidade nos gastos públicos”, ressaltou.

Uma reunião da Frente Parlamentar com a Secretaria de Gestão Pública do MPOG, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, está programada para o dia 2 de dezembro. A intenção é que o acordo para a realização do concurso no ano que vem seja encaminhado.

Porém, segundo o deputado Jorge Solla (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar, antes de encaminhar o concurso será preciso fazer algumas alterações na carreira de auditor fiscal para que as atribuições da auditoria do SUS sejam contempladas. “Tenho certeza de que esta solução ajudará a começar o problema de pessoal do Denasus, que hoje tem seu corpo formado por funcionários efetivos do Ministério da Saúde, mas sem carreira específica”, falou.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Serviço de Auditoria do SUS (UnaSUS), os atuais 735 servidores que estão lotados na auditoria são servidores deslocados de outros setores que recebem uma gratificação para desempenhar a atividade. Além disso, 65% deles já estão aptos a se aposentar, segundo Solimar Vieira Mendes, diretora da entidade. “Se não houver concurso o quanto antes, além do desfalque de uma equipe já insuficiente, não teremos a transição entre gerações e perderemos uma expertise de décadas de trabalho”, alertou.

 

Blog do Concurso/ Folha Dirigida

You May Also Like