Concurso ABIN 2013 previsto

A Agência Brasileira de Inteligência solicitou, recentemente, a abertura de um novo concurso público, uma vez que a validade da última seleção, realizada em 2010, venceu há pouco tempo. O Concurso ABIN 2013 deverá ofertar pelo menos 230 vagas, divididas entre cargos de níveis médio e superior de escolaridade.

Caso a realização do certame seja autorizada, há a possibilidade de o edital ser publicado apenas em 2014, uma vez que, pela legislação vigente, o órgão que realiza concurso público tem prazo de seis meses para publicação dele, contados a partir da publicação da autorização. Desta forma, se a autorização fosse publicada hoje, o edital poderia ser publicado até o dia 24 de janeiro.

Os cargos oferecidos pelo Concurso ABIN 2013 seriam: Agente de Inteligência (expectativa de 30 vagas, exige nível médio de escolaridade, remuneração inicial de, aproximadamente, R$5.200 mensais) e Oficial de Inteligência (esperadas 200 vagas, cargo de nível superior, cerca de R$13.300 iniciais).

Sobre as etapas do concurso, a expectativa é de que não sofram grandes mudanças em relação à ultima seleção realizada. Desta forma, os interessados podem adiantar os estudos, tomando como base o conteúdo programático do último edital e as provas da última seleção (2010).

No último concurso realizado para a ABIN, houve provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, investigação social e funcional, avaliação médica, exames laboratoriais e complementares e curso de formação. O conteúdo programático para todos os cargos envolveu Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação de Interesse da Atividade de Inteligência, Noções de Direito Constitucional e Noções de Direito Administrativo.

You May Also Like